Academia Internacional de Coaching

COACHING    

Metodologias e ferramentas de
desenvolvimento humano
comprovadas cientificamente.

o que é
coaching?

O Coaching é um processo focado 100% na solução, com métodos e ferramentas que apoiam e estimulam a pessoa em seu desenvolvimento, seja pessoal ou profissional. O Coach atua como incentivador, guiando o coachee pela trilha do crescimento.

Especula-se que a palavra Coaching tenha sua origem no verbo inglês “coax”, que significa persuadir. Mas longe de convencer alguém a simplesmente fazer algo, o processo de Coaching promove uma profunda conscientização das forças e habilidades da pessoa, convencendo-a de que ela realmente pode chegar onde deseja, que ela pode encontrar suas próprias soluções e que as respostas para o sucesso estão dentro dela mesma, basta saber como procurar.


“O processo é uma relação de parceria que revela/ liberta o potencial das pessoas de maximizar o desempenho delas. É ajudá-las a aprender ao invés de ensinar algo a elas”.

Segundo Tim Gallwey,
o fundador e pai do conceito Coaching

Processo com início-meio- fim, o Coaching é um processo definido entre Coach (profissional) e o Coachee (cliente), onde o primeiro apoia o segundo na realização de suas metas, sejam elas de curto, médio ou longo prazos. Isso é possível através de técnicas de motivação, questionamentos poderosos, flexibilidade, direcionamento e feedbacks a fim de destravar as competências e habilidades, para a superação de desafios e adversidades.

Em poucas palavras, o Coaching é:

  • Maximização da performance individual ou de grupos.
  • Evocação da excelência pessoal e maior capacidade de resiliência.
  • Metodologia para a busca de resultados, identificação e reformulação de valores, definição de metas e busca de soluções transformadoras.
  • Competência de gestão e liderança de pessoas para executivos e gestores.
  • Fortalecer o nível de atuação da pessoa, para conquistar progressos pessoais e profissionais.

Deixe seu contato e descubra como ampliar seus resultados.


“Coaching consiste em liberar o potencial de uma pessoa para incrementar ao máximo seu desempenho. Em ajudá-la a aprender em lugar de ensiná-la.”

John Whitmore,
autor de Coaching para Performance, um dos principais autores de Coaching Executivo da atualidade.

“É um processo sistemático colaborativo, focado na solução, orientado para resultados, no qual o coach facilita o aumento do desempenho de trabalho, da experiência de vida, do aprendizado autodirecionado e do crescimento pessoal do cliente. ”

Association for Coaching

Coaching é ser parceiro dos clientes em um processo criativo e um provocador de pensamentos que os inspira a maximizar seu potencial pessoal e profissional.

International Coach Federation

Coaching é um processo de aceleração de resultados, onde se estabelece um relacionamento de alto nível entre o Coach e o Coachee. E através de uma metodologia orientada para a maximização de competências e resoluções, são utilizadas técnicas e ferramentas poderosas, que conduzirá ao aumento de performance na vida pessoal e profissional.

Alexander Rodrigues,
Presidente da AIC

Deixe seu contato e descubra como ampliar seus resultados.


O que o
Coaching
não é?

No mercado existem outras práticas que, constantemente, são comparadas com o processo de coaching. As distinções entre coaching e outros métodos não têm como objetivo ressaltar um procedimento em detrimento de outro. Elas servem apenas para orientar a atuação do coach e fornecer subsídios para que ele possa esclarecer possíveis dúvidas de seus clientes.


Não é Psicoterapia

Enquanto a terapia se firma em tratar as complexidades do passado que influenciam o presente do indivíduo, propondo-se a tratar e curar por meio de práticas psicológicas, o Coaching centra-se no presente para o futuro por meio de conhecimento multidisciplinar que reúne conceitos de ciências do comportamento, filosofia, desenvolvimento e aprendizado de adultos, teoria dos sistemas, bem como ciências organizacionais e liderança.

Sendo assim, o Coaching é totalmente orientado à ação, com foco no aumento de performance na vida e na carreira no aqui e agora com vistas a um objetivo.


Não é consultoria

É uma área de aconselhamento para resoluções em que o consultor trabalha com problemas de clientes e os ajuda a encontrar soluções apropriadas. Bons consultores escutam e fazem perguntas perspicazes e são procurados para dar respostas práticas a problemas. Normalmente, os consultores tem uma ampla e relevante experiência pessoal.

Não é Mentoring

Mentoring é um termo inglês, normalmente traduzido como “tutoria”, “mentoria”, “mentorado” ou “apadrinhamento”. O mentoring é uma ferramenta de desenvolvimento profissional e consiste em uma pessoa experiente ajudar outra menos experiente. É uma relação semelhante à de mestre e discípulo, alguém que se vale de sua experiência para acompanhar, aconselhar e treinar funcionários menos experientes.

Não é Autoajuda

A autoajuda não é um sistema validado cientificamente de conhecimento e prática, enquanto o Coaching é. Embora conceitos como satisfação, felicidade, realização, qualidade de vida e sucesso apareçam com frequência no vocabulário do universo Coaching se difere da autoajuda por não trazer “fórmulas”, mas sim metodologias, técnicas e conceitos testados e comprovados por meio de pesquisas.

Não é Aconselhamento

O aconselhamento (ou counseling) designa um conjunto de práticas diversas, incluindo orientar, ajudar, informar, amparar e tratar. E como o próprio nome diz, inclui também o ato de aconselhar. Este não pode nunca ser o objetivo do Coach junto ao seu Coachee.


Ligaremos para você

Maximize seu potencial e aumente seus Resultados.

Faça parte você também da Academia Internacional de Coaching

+ de

30k

@aicoaching/

Newsletter