Academia Internacional de Coaching

BLOG

Mindset e o Coaching: Descubra como o Coaching pode mudar seu Mindset

mindset-coachig-mudança-mentalidade

Conheça o significado de Mindset  

    Mindset é o conjunto de pensamentos e crenças que existe dentro de nossa mente e que determina como nos sentimos e nos comportamos.

 

  Em termos práticos, o conceito significa o conjunto de atitudes mentais que influencia diretamente nos nossos comportamentos e pensamentos.

 

    O Mindset é formado por nossas crenças – aquilo em que realmente acreditamos. Nossas crenças são definidas por nossas experiências do passado – o que vivenciamos, vimos e ouvimos – e que tomamos como verdade.

    

    Mas, nem sempre temos consciência dessas crenças. Por exemplo, alguém que costumava ouvir que: “É pecado deixar comida sobrar” pode ter dificuldades para controlar as quantidades na sua alimentação e ter dificuldades para emagrecer, pois sua mentalidade aprendeu que o correto é comer tudo que está disponível. 

 

   Um outro exemplo é de alguém que presenciou algum familiar com dificuldades financeiras, esta pessoa pode ter um Mindset que prioriza estabilidade profissional e evita correr riscos. Estes pensamentos podem ser muito úteis para algumas pessoas, mas podem ser limitantes para alguém que deseja abrir seu próprio negócio.

 

 

O  surgimento do conceito de mindset

    A ideia de obtermos sucesso por meio do nosso Mindset vem de uma filosofia desenvolvida pela psicóloga Carol S. Dweck, que atualmente é reconhecida internacionalmente pelos seus esforços nesta área do conhecimento. A estudiosa e professora de psicologia da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, explica que nosso Mindset mostra o nosso modo otimista ou pessimista de enxergar diversas situações da vida e de como se portar diante delas. Após pesquisar durante muitas décadas a especialista, que é referência no assunto, chegou à conclusão de que existem dois tipos de mentalidades distintas: a fixa e a crescente. Entenda mais sobre cada uma delas abaixo.

 

Mindset Fixo: Pessoas com um mindset fixo acreditam que suas habilidades e características são inatas e constantes. Elas acreditam, por exemplo, que possuem um certo nível de inteligência, um nível de moral, uma personalidade, e que isso determina o que elas são ou não capazes de fazer.

 

   Isso faz com que todas as situações pelas quais estas pessoas passam sejam confirmações destas características. Se elas têm sucesso em uma atividade, isto comprova sua inteligência, se elas falham isto demonstra que sua inteligência é inferior.

 

Mindset crescente: O outro tipo de Mindset é o chamado crescente. Neste caso as pessoas veem suas qualidades como habilidades que podem ser desenvolvidas de acordo com sua dedicação e esforço. Estas pessoas entendem que todos nós possuímos um potencial desconhecido, que pode ser desenvolvido com dedicação e aprendizado.

   Pessoas com um Mindset crescente não são mais inteligentes ou capazes. O que acontece é que elas acreditam que é possível evoluir e se desenvolver, e então se dedicam-se verdadeiramente para isso. Além disso, elas encaram as falhas como oportunidades de aprendizado, e não como comprovações de suas capacidades. Isto fortalece cada vez mais sua autoconfiança.

 

A boa notícia é que é possível modificar seu mindset!

 

Como o coaching ajuda a mudar sua mentalidade (Mindset):

    Sabendo que seu Mindset pode determinar seu sucesso ou fracasso, a primeira coisa que você precisa fazer para conquistar o que deseja, é aplicar uma mudança de mentalidade.

 

    Para mudar sua mentalidade certamente você terá que se libertar de suas crenças limitantes, que em geral são experiências negativas, traumas ou medos que você já vivenciou. Se você sempre basear suas ações futuras no seu passado, provavelmente estará condenado a caminhar com medo e isso será um fator que dificultará, e muito, sua jornada rumo ao sucesso.

 

    Não é porque alguém disse que você é incapaz que isso é verdadeiro. Não é porque um relacionamento não deu certo uma vez, que toda vez será igual. Não é porque tudo ainda não está como queria em sua carreira e vida pessoal, que não vai conseguir. É muito importante ter esta consciência e buscar ser mais otimista em relação a si mesmo.

 

    Fazer esta nova programação mental é fundamental, pois quando passamos a ver o lado positivo e a trabalhar nossas habilidades, pontos de melhoria e a focar no que há de melhor em nós, a crenças limitantes vão diminuindo a cada dia. Deste modo, com certeza, estamos mais próximos de alcançar resultados extraordinários em tudo o que fizermos.

 

 

Coaching ajuda na eliminação de crenças limitantes.

   O Processo de Coaching trabalha muito com a ressignificação para a eliminação das crenças limitantes, que impedem o coachee (cliente) de alcançar seu estado desejado. Deste modo, e buscando sempre encontrar algo positivo, mesmo numa situação adversa, o cliente é estimulado a eliminar suas crenças limitantes e focar em suas qualidades e possibilidades.

 

     Para conquistarmos nossos sonhos e objetivos, seja qual for a fase da vida, é preciso ter sempre foco no positivo, dedicação e autoestima elevada. Além disso, é essencial trabalharmos nossa resiliência, pois essa característica nos ajuda a superar as dificuldades e ainda traz o poder de ressignificar. Só assim, conseguiremos aprender com nossos erros e seguir em frente mais fortes e preparados.

 

 

O coaching pode ser um poderoso aliado nesse processo de mudança de Mindset

    A formação Professional Life & Coaching  é uma junção de um dos estudos mais modernos da área psicológica somada à metodologia de desenvolvimento de pessoas.

 

    Essa formação tem o objetivo de usar as emoções positivas, o engajamento, a fluidez, os relacionamentos construtivos, os propósitos e as realizações, como impulsos para o desenvolvimento profissional e pessoal de um indivíduo.

 

    Esse curso neste formato, disponível somente na Academia Internacional de Coaching (AIC), usa todo esse conhecimento e a visão multifocal para alcançar o mais alto nível de desempenho para o coachee. Pode ser uma ótima oportunidade para você que se identificou como uma pessoa com mentalidade fixa. Ou ainda, com mentalidade crescente, mas que acredita que pode desenvolver-se ainda mais.

 

    Aproveite e saiba mais sobre os Benefícios do Coaching lendo o artigo ❝Benefícios Pessoais e Profissionais do Coaching❞. Compartilhe este conteúdo com um amigo que precisa de uma mudança de mindset ou uma transformação em todas as áreas da vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE A ACADEMIA INTERNACIONAL DE COACHING

Há 10 anos acreditei no poder de um sonho de longa data… E o coloquei em prática! Há uma década, o desejo de promover a transformação na vida... Continue lendo

FAÇA UMA BUSCA

SIGA-NOS

Acompanhe a Academia Internacional de Coaching nas redes sociais.