Autoestima é a avaliação que uma pessoa faz de si mesma como sendo positiva ou negativa, em diversos graus. Ela é a soma da autoconfiança com o autorrespeito, sendo a capacidade de estar de bem com a vida.

       Ter uma autoestima elevada nos faz sentir confiantes, competentes e merecedores. Ela nos ajuda a sermos mais criativos, a confiar em nós mesmos, a arriscar mais e a enfrentar os desafios da vida.

      Uma autoestima elevada e saudável pode ser um trunfo para muitas áreas da vida, servindo de motor de automotivação para as pessoas. E a IE é a chave para tê-la de forma saudável, pois dá equilíbrio ao indivíduo.

      A autoestima de uma pessoa pode ser abalada por vários fatores: a culpa, as críticas e as autocríticas excessivas, o abandono, a frustração, a insegurança são sentimentos que podem diminui-la muito.

          A IE ajuda a pessoa a se perceber de maneira mais justa e realista, compreendendo melhor a si mesma. Isso evita visões exageradamente positivas do próprio eu, com tendência a superestimar suas qualidades, e as muito negativas, que podem fazer a pessoa tender para o vitimismo.

       Algumas habilidades relacionadas à IE também ajudam a aumentar a autoestima:o autoconhecimento, a identificação de suas qualidades, o aprendizado com experiências passadas, ter autoconfiança ouvir a si mesmo podem fazer com que a pessoa tenha uma melhor imagem sobre si mesma. 

              Uma IE desenvolvida traz a capacidade de estabelecer relacionamentos saudáveis e ser uma pessoa otimista e flexível, com autoestima e automotivação elevadas, que tem maturidade e equilíbrio em seus sentimentos e emoções. Talvez um dos maiores benefícios desta habilidade seja a realização pessoal por seguir em frente em meio às dificuldades e aos desafios e conseguir conquistar seus objetivos por meio dela.

           A Academia Internacional de Coaching oferece um dos maiores treinamentos em Inteligência Emocional do Brasil, usando técnicas e ferramentas modernas que irão promover mudança instantânea em você. Acesse e conheça mais.