Inteligência emocional

Inteligência emocional na vida amorosa! Quando se trata de assuntos do coração, as pessoas se deixam levar apenas pelos sentimentos, deixando a razão de lado. Mas os bons relacionamentos são marcados pelo equilíbrio entre razão e emoção, que é à base da IE.

Por isso, desenvolver habilidades associadas à IE pode nos ajuda a construir e manter um relacionamento amoroso sólido. Saiba algumas dicas importantes para essa área:

·         Compreenda a si mesmo: ter autoconhecimento é essencial para entender os próprios sentimentos, as emoções e saber como lidar com eles. É preciso saber o que queremos de um relacionamento, quais são nossos limites, o que nos faz bem e o que nos magoa. Dessa forma, fica mais fácil estabelecer um vínculo com a outra pessoa. Para você precisa melhorar seu autoconhecimento, preparamos o e-book Self Coaching para te ajudar com isso.

·         Compreenda o outro: o relacionamento é feito de duas pessoas diferentes. Por isso, exercite a compreensão e empatia a todo o momento.

·         Comunicação: ter uma boa comunicação com o parceiro é fundamental, e se você tem dificuldade com isso, veja o e-book Como a PNL pode ajudar em sua vida, e solucione suas falhas de comunicação. Fale sobre seus sentimentos de forma clara e sem ataques. Mas não se trata apenas de falar, e sim escutar o que o outro tem a dizer de forma aberta. Tanto a fala quanto a escuta devem ser livres de julgamentos para manter o canal de comunicação aberto.

·         Pense antes de agir: que tal respirar um pouco antes de responder de forma grosseira ao parceiro? Todas as vezes que pensamos antes de tomar uma atitude temos a oportunidade de evitar situações desastrosas, que podem nos magoar e ao próximo.

A IE também ajuda a lidar melhor com eventuais separações ou decepções amorosas. Saiba algumas atitudes que podem te ajudar a sair da fossa:

·         Reflita: após um rompimento, permita-se refletir sobre o relacionamento que acabou e tente aprender com ele. Entenda sua parcela de culpa na história e reconheça seus sentimentos neste momento, nomeando o que você sente, para que fique mais fácil lidar com as emoções e superar.

·         Tenha controle: permita-se sentir todo o turbilhão de sentimentos que vem nessa fase, mas mantenha o controle. Não se deixe levar por emoções, e não aja por impulso.

·         Evite os impulsos: pense nas consequências dos seus atos para evitar que ações por impulso. Muitas vezes, a falta de controle e a dor nos fazem tomar atitudes que tornam a situação ainda pior.

·         Encerre: sofra, chore, mas não se acomode nesta situação. Cada pessoa tem seu tempo, mas não se prolongue no luto. Busque novos interesses e encerre de vez o ciclo, para se abrir a novas possibilidades.

Ter IE neste momento é essencial. Vai te ajudar a ser uma pessoa motivada e capaz de superar e seguir apesar dos desafios que a vida impõe.

E para você que almeja ser uma pessoa com inteligência emocional no amor e em todas as outras áreas da vida, precisa conhecer e participar da 2º edição do FREEDOM! Um seminário de IE que trabalha todas as áreas da vida ao mesmo tempo, te ajudando por meio de técnicas, há melhorar seu dia a dia e principalmente, assumir o controle da sua vida. Saiba mais acessando a página FREEDOM.