gestão-tempo-tecnologia-descanso

Família x profissão: saiba usar o coaching para gestão do tempo

Você já percebeu como o tempo tem se tornado um dos nossos artigos mais valiosos nos últimos tempos? A invasão tecnológica e a explosão midiática nos deixaram cercados de possíveis atividades para serem executadas, além de precisarmos trabalhar e cuidar dos filhos e da casa. O resultado é que cada vez mais precisamos aprender sobre gestão de tempo para conseguirmos nos organizar melhor.

O mundo moderno nos permite comunicação instantânea praticamente 100% do tempo. Podemos conversar com nossos amigos mesmo que eles estejam distantes, fazer compras, ler as notícias ou trabalhar não importa se estamos em casa ou no trabalho. Isso é ótimo, certo?

Não se começarmos a querer fazer tudo ao mesmo tempo pensando que, dessa forma, usaremos melhor o nosso tempo e teremos mais coisas feitas ao final do dia. Talvez até realizemos mais tarefas, mas não as faremos com qualidade ou não aproveitaremos bem o tempo gasto com elas.

Uma das características apontadas como positiva nas novas gerações é a sua capacidade multimídia. São pessoas que conseguem fazer várias atividades ao mesmo tempo, uma tentação para o mercado de trabalho, mas um pesadelo para a própria pessoa e o compromisso com a gestão de tempo. Mas será que dá para controlar isso?

Dá sim. Veja a seguir.

Defina horários

A sociedade moderna igualou as funções de homens e mulheres em relação ao trabalho e ao lar. Ambos precisam conseguir renda e ambos precisam cuidar da casa e dos filhos, embora ainda estejam com as mulheres as maiores responsabilidades para com a casa e os filhos. Não ficamos mais na empresa das 8 as 5, mas quando é necessário e ainda ficamos à disposição 24 horas por dia graças aos celulares.

O grande erro aqui é não deixar clara na sua gestão de tempo a separação entre trabalho e família. Deixe claro para seu chefe que, caso você não esteja disponível para ele, isso não é o fim do mundo, que você também é mãe e precisa desse tempo para essa atividade. Ao mesmo tempo, deixe claro para família e amigos quais seus horários de trabalho para que não seja incomodado com amenidades durante esses períodos.

Dessa forma utilize o seu tempo de trabalho para trabalhar e o seu tempo livre para a família e para você. Faça o mesmo caso você precise estudar ou definir horas para o lazer, deixando claro para o mundo o que você está fazendo naquele momento.

Seja mestre da tecnologia e não escravo dela

Smartphones estão no mundo para nos auxiliar, não nos tornar escravos. Se você decidiu dedicar uma hora e meia do seu dia para assistir a um filme, deixe o celular de lado. Você pode tuitar a sua opinião mais tarde. A gestão de tempo começa ao enxergarmos o tempo que perdemos deixando de curtir o filme para olharmos comentários bobos em grupos de mensagens apenas para zerar o seu conteúdo.

Se você tem horários definidos para passear com o cachorro ou brincar com as crianças, faça isso sem o celular, a não ser que você vá tirar fotos ou fazer um filme. No restaurante, tire menos fotos da comida e preocupe-se em apreciar o sabor, dessa forma você não sai de lá com a sensação de que acabou de chegar.

Não se comprometa em demasia

O dia só tem 24 horas e não há previsão de que isso irá mudar, portanto não exagere nos compromissos. Se você só consegue ler um livro por mês, não compre quatro, pois isso apenas criará uma sensação de incompetência.

Caso você esteja em dificuldades para separar o tempo e está vendo sua produtividade no trabalho diminuir, mesmo com mais horas de trabalho, essa é a hora de procurar um profissional para ajudar. Um coach especializado em gestão de tempo pode te ajudar a organizar os seus horários e os seus hábitos. Aproveite também para conhecer um pouco mais sobre essa ciência no artigo http://aicoaching.com.br/blog/10-ferramentas-de-coaching-e-10-apps-para-sua-organizacao/