Academia Internacional de Coaching

BLOG

Roda da Competência: por que utilizar essa ferramenta de coaching?

ferramenta de coaching, roda dacompetência, técnicas

Liderar uma equipe é um dos grandes sonhos de quase todo mundo em carreira profissional. No entanto, a liderança traz muitos desafios em um mundo onde a rotatividade de funcionários pode ser alta e a fidelidade com a empresa em baixa.

 

É preciso motivar os funcionários a permanecerem em seus cargos, e, para isso, é importante ter em mente em quais vale mesmo a pena investir seus esforços. Também é necessário identificar onde aplicar esses esforços.

 

Para tudo isso, temos uma ferramenta de coaching conhecida como roda da competência. Mas ela não serve apenas para avaliar os outros, e sim realizar uma autoavaliação. Vamos conhecer a seguir seus métodos e recursos?

 

O que é?

Você já deve ter ouvido falar ou até mesmo utilizado a roda da vida. Esse poderoso instrumento de avaliação pessoal é bastante utilizado em coaching para desenvolvimento pessoal e consiste em uma imagem montada a partir de uma série de perguntas e respostas objetivas.

 

Em poder desses dados, um gráfico em formato de pizza é gerado e mostra, dentro de uma roda, em quais atributos a pessoa se destaca e em quais ela precisa melhorar. Os conceitos recebem notas entre 1 e 10, que também podem ser convertidas em porcentagens, e as cores são preenchidas de acordo com esses níveis.

 

A roda da competência utiliza conceito semelhante, mas utiliza as habilidades necessárias para o sucesso profissional. Por esse motivo, vem ganhando espaço como ferramenta de coaching.

 

Como utilizar?

Uma das grandes vantagens da roda da competência é que ela não possui um formato fixo, ou seja, os itens a serem avaliados para formar o gráfico podem (e devem) ser aqueles que mais importam para a sua empresa ou o seu negócio.

 

Ao receberem os resultados, os empregados são automaticamente convidados a raciocinar sobre o porquê daquelas características. Eles instintivamente procurarão por formas de trabalhar os pontos mais fracos para melhoria e aproveitar os pontos fortes para aperfeiçoamento pessoal e profissional.

 

Alguns itens que podem estar presentes na roda são:

 

  • Empreendedorismo

 

  • Comunicação

 

  • Desenvolvimento de pessoas

 

  • Orientação para resultados

 

  • Inovação

 

  • Relações interpessoais

 

  • Criatividade

 

  • Liderança

 

  • Resiliência

 

  • Organização de tempo

 

  • Orientação para o cliente

 

Esses itens, como dissemos, são mutáveis de acordo com os objetivos pessoais, do departamento ou da empresa. A roda da competência pode ser uma ótima ferramenta de coaching se o seu negócio precisa, por exemplo, de uma maior orientação para o cliente.

 

Como líder, é possível avaliar quais funcionários estão mais preparados para esse objetivo, colocando-os na linha de frente, enquanto os demais podem passar por algum tipo de treinamento ou reciclagem.

 

Apesar de os itens serem intercambiáveis, é aconselhável usar um padrão com oito itens por roda, pois esse número funciona melhor tanto na parte gráfica (permitindo uma visualização mais clara e objetiva) quanto na parte funcional, pois uma quantidade diferente de itens atrapalha o foco da ferramenta.

 

Desenvolvimento contínuo

Outra funcionalidade interessante é a facilidade com que se pode analisar as mudanças conseguidas pelos funcionáriosno decorrer do tempo. É uma ferramenta de coaching bastante útil também para mostrar aos avaliados se houve melhora ou piora nos índices analisados.

 

Dessa forma, é possível utilizá-la como instrumento motivacional contínuo, já que os envolvidos estarão sempre trabalhando para a melhora dos seus índices, trazendo desenvolvimento para eles próprios e para a equipe.

 

Saiba mais sobre a roda da competência, uma poderosa ferramenta de coaching utilizada pelos líderes mais competentes do mercado para a obtenção de resultados.

 

Se quiser saber mais sobre este assunto, ser um líder de excelência e fazer a diferença na sua empresa, conheça o Business & Executive Coaching. Desenvolva a arte de fazer MAIS por MENOS! Seja o diferencial na sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE A ACADEMIA INTERNACIONAL DE COACHING

Há 10 anos acreditei no poder de um sonho de longa data… E o coloquei em prática! Há uma década, o desejo de promover a transformação na vida... Continue lendo

FAÇA UMA BUSCA

SIGA-NOS

Acompanhe a Academia Internacional de Coaching nas redes sociais.