Em um mercado cada vez mais competitivo, empresas nascem, crescem e morrem todos os dias. Pequenos investimentos acabam se tornando multinacionais, ao mesmo tempo em que negócios que pareciam ter tudo para dar certo acabam encerrando suas atividades. Nesse cenário de instabilidade e incerteza, muitas organizações se perguntam qual o segredo para conquistar seu público e alcançar uma alta performance em vendas.

Em primeiro lugar, não existe uma fórmula mágica para vender produtos ou serviços, e são muitos os fatores que influenciam o sucesso de uma empresa. Entretanto, felizmente existem algumas ferramentas eficientes para auxiliar o desempenho da sua equipe e melhorar os resultados das vendas – é o famoso coaching, cada vez mais difundido em diversos países ao redor do mundo.

O coaching não se trata de uma palestra ou auto-ajuda, mas sim de um treinamento estratégico, desenvolvido por profissionais através de muitos testes e estudos, para realizar mudanças no comportamento e na visão do indivíduo, ultrapassando obstáculos que antes impediam que os profissionais desenvolvam seu máximo potencial.

Sua equipe de vendedores é um dos bens mais preciosos que a sua empresa possui quando o assunto é melhorar a performance das vendas. Por isso, investir em um processo capaz de auxiliar os colaboradores e vencerem suas limitações e estabelecerem novas metas pode fazer toda a diferença nos resultados alcançados pela sua equipe. Entenda como o coaching pode se tornar um diferencial competitivo para a sua empresa.

Estabelecendo objetivos

O primeiro passo a ser seguido é estabelecer os objetivos que a empresa deve alcançar com o treinamento de sua equipe de vendas. Dizer, simplesmente, que deseja “aumentar as vendas” é uma definição muito vaga. Esse é o momento de quantificar as métricas. Estabelecer a porcentagem da alta performance em vendas que deseja atingir até o final do ano, por exemplo, é um bom começo.

A partir dos objetivos estabelecidos, o processo de coaching poderá definir os passos a serem seguidos para alcançar essas metas. Dessa maneira, é possível acompanhar os resultados de cada uma das etapas e avaliar as principais necessidades da empresa e de cada um dos membros da equipe de vendas.

Retenção de talentos

As ferramentas do coaching empresarial permitem que os vendedores que apresentam as melhores performances nas vendas sejam reconhecidos pelos seus resultados. Esse reconhecimento pode ser feito através de uma premiação, bonificação financeira ou mesmo promoção de cargos. O importante é manter sua equipe sempre motivada, demonstrando que a empresa reconhece e valoriza seus talentos e esforços.

Treinamento de novos vendedores

Já quando se trata dos novos vendedores, o coaching de vendas auxilia na contratação dos colaboradores e no treinamento dessa equipe, para garantir que os novos membros da empresa estejam alinhados com os objetivos e metas da organização.

Além dos princípios básicos da empresa, como conhecimentos sobre produtos e serviços e sobre o público-alvo, o treinamento deve incluir a motivação, comunicação e gerenciamento de objetivos, pois essas premissas ajudam a criar um ambiente de trabalho favorável, capaz de manter seus colaboradores mais engajados e à vontade para desenvolver suas habilidades.

Atingir a alta performance em vendas está diretamente relacionada com a capacidade de manter seus funcionários motivados e dispostos a superar dificuldades e desenvolver o próprio potencial ao realizar seu trabalho.

Criação de filosofia e políticas para o setor de vendas

Sua empresa já deve possuir definições claras de missão, valor e visão, além da própria filosofia e políticas internas. Entretanto, o coaching corporativo já demonstrou que desenvolver uma filosofia e política exclusiva do setor de vendas pode ser mais um fator que influencia na melhoria dos resultados.

Estabelecendo esses valores, a empresa oferece mais um suporte para orientar o comportamento da equipe de vendas, deixando cada vez mais claro para os líderes e colaboradores aonde a organização deseja chegar.

Caso deseje saber mais sobre como o coaching pode ajudar a sua equipe a alcançar a alta performance em vendas, entre em contato com a AIC – Academia Internacional de Coaching e tire todas as suas dúvidas sobre os treinamentos disponíveis.