Com o grande crescimento do Coaching no Brasil, é notório que existe uma certa confusão e algumas dúvidas sobre quais aspectos esses profissionais cuidam e, ainda, se eles fazem atendimentos semelhantes aos de um Psicólogo ou um Terapeuta.

Pensando em te deixar bem informado e apto a decidir qual tipo de serviço seria o ideal para seus planos futuros e para o seu bem-estar, preparamos este artigo focado em definir as diferenças pontuais entre Coaches, Psicólogos e Terapeutas.

Leia o artigo até o fim e você terá mais clareza na hora de escolher o profissional que pode te ajudar a ter sucesso em áreas específicas da sua vida.

 

Atuação de Psicólogos

Ao se consultar com um Psicólogo você vai encontrar um profissional pronto a analisar, entender e discutir seu comportamento através de processos mentais e emocionais.

Ao ser atendido por esse tipo de profissional, você passará a se conhecer realmente, isso é possível porque durante as sessões e conversas com o Psicólogo, ele irá mapear sua personalidade e suas ações, para poder compreender suas atitudes. Isso é feito com base, por exemplo, em: fatores genéticos, metabolismo, inteligência, temperamento, interações sociais e culturais, dentre outros atributos.

Todo esse mapeamento é essencial para te conhecer a fundo e a partir disso desvendar quais as formas de ajudar os distúrbios da mente, como: ansiedade, depressão, stress, dentre outras doenças.

Em resumo, o Psicólogo irá auxiliar na resolução de conflitos internos, além de ajudar na superação de traumas e medos do passado, deixando seu presente e futuro livres para novas realizações, trazendo a leveza necessária para novos desafios.

 

Atuação de Coaches

O Coach é o profissional que deve ser escolhido quando você busca realizações futuras, isso porque ele te ajudará a formular ideias, estratégias e ações para alcançar suas metas.

Através de técnicas e ferramentas do Coaching, ele trabalhará todo o seu potencial, que pode estar escondido, e fará com que essa jornada rumo a tudo o que você deseja seja ordenada e constante, com o diferencial de passar por todos os obstáculos em equipe, já que o Coach estará pronto a te apoiar em todas as situações.

Grande parte da atuação de um Coach se dá pela injeção de motivação que ele promove em seus encontros com seus coachees, forma como seus clientes são denominados. O Coach é e sempre será direcionado a te auxiliar a cumprir metas e objetivos.

No caso deste profissional, você estará partindo do agora para o ponto onde almeja chegar, é uma consultoria dinâmica, que não irá resolver traumas ou problemas do passado, mas trará possibilidades e intervenções para vencer seus desafios futuros em busca das suas maiores realizações, sejam elas pessoais, profissionais, familiares ou em todas essas áreas em conjunto.

O Coach não fará diagnóstico e não tem atuação clínica, ou seja, ele não entrará nas questões psicológicas já explicadas aqui. Porém, você terá o suporte necessário para jornadas específicas, como por exemplo, conseguir um cargo de chefia, perder determinada quantidade de peso, se relacionar melhor com as pessoas em determinadas situações.

Usando uma expressão popular, com este profissional o lema seria: “Missão dada é missão cumprida”.

 

Atuação de Terapeutas

A Terapia nestes cenários seria uma extensão da Psicologia, ela trabalha com pacientes que tenham transtornos psicológicos e sociais e queiram se reintegrar a sociedade tratados e curados.

A Terapia é mais popular atualmente, já que muitas pessoas recorrem a este serviço e atendimento para alívio de questões como stress, depressão, dentre outras. Não é aconselhável fazer terapia sem o encaminhamento de um psicólogo.

Em resumo o Terapeuta irá trabalhar o “porquê” das coisas ocorridas com cada paciente, ou seja, o motivo de determinados comportamentos, isso para poder entender o caso, fazer seu diagnóstico e possíveis medicamentos e sessões de tratamento.

 

Como definir o que pode te ajudar com seu sucesso?

É preciso entender seu momento de vida, seus desafios e suas dores e este artigo busca trazer esse tipo de esclarecimento, para que você tome a melhor decisão para o seu sucesso.

Cada profissional irá te ajudar de uma forma no seu desenvolvimento, o Psicólogo ajudará a se conhecer melhor e superar questões do passado, no caso do Coaching, além de ser uma opção de acompanhamento pode se tornar um estilo de vida e uma nova profissão. E o Terapeuta poderá fazer o acompanhamento periódico do que for prescrito pelo Psicólogo.

 

Decidi pelo Coaching, e agora?

Existem treinamentos específicos em Coaching, que além de auxiliarem a alcançar metas e objetivos, te profissionalizam, fazendo com que você ganhe uma nova opção de atuação, melhore seu currículo e consiga equilibrar sua vida pessoal, familiar e profissional, extraindo o máximo de oportunidades e realizações que a vida pode dar.

Um Coach, além de melhorar sua própria performance, poderá atuar tanto como empreendedor em seu próprio negócio, como dentro de sua empresa, utilizando as técnicas necessárias em cada situação. Veja neste artigo sobre “10 mitos sobre o trabalho de um Coach” verdades e mentiras sobre essa profissão que cresce a cada dia e entenda ainda mais como este profissional atua.

A AIC oferece programas para a especialização em Coaching que vão desde estilo de vida, até o mais alto nível do Coaching no Brasil, com todas as técnicas inclusas. Saiba sobre nossas formações aqui.

Agora sim, com a diferenciação clara de que cada profissional tem parte essencial no seu processo de transformação, ficará bem mais fácil alcançar o seu sucesso desejado.

Caso queira saber mais sobre as aplicações do Coaching, inteligência emocional, PNL e programas de treinamento, leia os demais artigos postados neste blog.