Academia Internacional de Coaching

BLOG

Comunique-se melhor: aprenda com o coaching

aprenda,com,coaching,comunicação,treinamento

Liderança, alta performance e boa comunicação são exemplos de habilidades que você sente dificuldade em desenvolver? Aprenda com o coaching.

 

Esse termo vem ganhando cada vez mais destaque em diferentes mídias e meios de comunicação. Profissionais de diversas áreas de atuação e dos mais variados setores do mundo corporativo estão buscando informações sobre o assunto.

 

Ao mesmo tempo, o coaching oferece oportunidades de carreira para os profissionais certificados que desejam atuar como coach e ajudar outras pessoas e desenvolverem o próprio potencial, seja no âmbito profissional, social ou pessoal.

 

O que é coaching?

Mas o que é, afinal, o coaching?

Diferente do que muitas pessoas podem imaginar, o coaching não se trata de uma terapia nem substitui o trabalho de um psicólogo profissional. O termo, em inglês, pode ser traduzido livremente como “treinamento” e trata-se de uma metodologia, um conjunto de ferramentas e métodos que visa desenvolver o desempenho individual e coletivo do ser humano, podendo ser aplicado em diferentes áreas.

 

Aprenda com o coaching a se tornar uma pessoa melhor e um profissional ainda mais competente, estabelecendo metas, atingindo objetivos, resolvendo problemas e superando obstáculos. A metodologia é bastante flexível, e exatamente por esse motivo todas as pessoas dispostas a realmente evoluir e aprender podem usufruir do coaching.

 

Trata-se de um processo que capacita o indivíduo a reconhecer e identificar as próprias qualidades, habilidades e proezas, bem como os próprios defeitos, dificuldades e obstáculos, tronando possível exercitar suas próprias forças e combater os pontos fracos, que o impedem de atingir seus objetivos, sejam eles profissionais ou pessoais.

 

Essa conscientização de si mesmo, o autoconhecimento, é a palavra-chave do coaching. A metodologia, em suas variáveis, trabalha através dos atributos do próprio indivíduo – sejam eles positivos ou negativos – sem os quais é impossível desenvolver novas competências.

 

Coaching e comunicação

Comunicar-se nunca foi tão importante quanto nos tempos atuais, onde vivemos a era da informação e da grande evolução dos meios de comunicação. O mundo corporativo está em uma crescente busca por profissionais que saibam comunicar-se, transmitir as próprias ideias e ouvir ao outro. A comunicação é indispensável para qualquer trabalho ou ação em equipe.

 

Ao mesmo tempo, saber expressar-se – e escutar – é essencial para os relacionamentos sociais, familiares e amorosos. Ou seja, saber comunicar-se vai além das necessidades profissionais.

 

Se você sente dificuldade em expor suas ideias e em realmente escutar e compreender o que as pessoas ao seu redor estão dizendo, aprenda com o coaching a melhorar suas habilidades de comunicação. A diferença será perceptível nos seus resultados profissionais e pessoais.

 

Saber falar em público, oferecer dinâmicas construtivas no ambiente de trabalho e aprender a escutar ao outro são habilidades que podem ser desenvolvidas e trazer grandes diferenciais para sua carreira e sua vida como um todo.

 

Categorias do coaching

O coaching é uma metodologia muito abrangente, portanto, pode ser dividido em algumas categorias para que o indivíduo escolha aquela que mais desperta seu interesse, de acordo com suas necessidades particulares. Na Academia Internacional de Coaching (AIC), é possível encontrar o treinamento dividido em três etapas:

 

  • Professional & Life Coaching: aprenda com o coaching a assumir o controle de sua carreira e sua vida pessoal, desenvolvendo habilidades importantes para os negócios e também para os seus relacionamentos sociais.

 

  • Business & Executive Coaching: para todos os profissionais que desejam assumir – ou já assumem – cargos de liderança, melhorando sua performance profissional e revelando novos caminhos para atingir seus objetivos no mundo executivo.

 

  • Master Coaching: tornar-se um Master Coaching Trainer pode abrir muitas portas para executivos, empreendedores e profissionais de diversos setores, além de oferecer ferramentas para construir uma nova carreira como coach.

 

Em todas as modalidades, é essencial que o profissional esteja pronto para desenvolver uma nova perspectiva, conhecer e trabalhar suas próprias habilidades e estar disposto a identificar obstáculos – muitas vezes impostos por ele mesmo – para se tornar capaz de vencê-los.

 

Como ser um coach

Se o seu interesse, além de desfrutar dos benefícios e diferenciais que o coaching pode oferecer, é tornar-se um coach e atuar como um profissional apto para realizar o processo de coaching com outras pessoas, auxiliando-as em sua própria jornada profissional e pessoal, é necessário investir em uma formação de qualidade.

 

Atualmente, existem cursos que oferecem certificação internacional, válida em todo o Brasil e também em mais de 100 países, na América Latina e na Europa, abrindo espaço para que os coaches possam atuar em vários lugares do mundo.

 

Outro ponto importante é optar por cursos que tenham foco em desenvolver a liderança e os resultados com alta performance, características muito importantes no mercado de trabalho atual, para que você possa alcançar todos os seus objetivos rumo ao sucesso.

 

A AIC – Academia Internacional de Coaching é uma das instituições mais completas e bem preparadas quando o assunto é coaching. Responsável por formar coaches profissionais e bem sucedidos, além de oferecer todas as vantagens e ferramentas que o coaching oferece para as pessoas de maneira geral. Aprenda com o coaching! Venha conhecer os cursos disponíveis na AIC e transforme sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE A ACADEMIA INTERNACIONAL DE COACHING

Há 10 anos acreditei no poder de um sonho de longa data… E o coloquei em prática! Há uma década, o desejo de promover a transformação na vida... Continue lendo

FAÇA UMA BUSCA

SIGA-NOS

Acompanhe a Academia Internacional de Coaching nas redes sociais.