Coaching profissional: como sua carreira pode decolar com ele?

Ainda não sabe o que faz um coaching profissional? Está na hora de se atualizar e se informar dos benefícios que esse motivador pode fazer pela sua carreira. Para ter uma ideia de como a prática vem crescendo no Brasil, dados mostram que houve aumento de mais de 400% no número de alunos.

Ser bem-sucedido em sua carreira profissional é o objetivo de todas as pessoas, mas para atingir o sucesso é preciso estar sempre se aprimorando. É necessário sair da inércia e se movimentar em busca de desenvolvimento. É aí que o coaching profissional entra em cena. Ele auxilia a pessoa a sair de uma posição para outra em pouco tempo.

Agora que você já sabe como um coach pode ajudar, vamos conhecer um pouco mais sobre essa atividade:

O que é?
O termo coach significa treinador. É muito usado no sentido de treinador de futebol, de pessoa que usa técnicas para melhorar o desempenho de alguém. No caso do desenvolvimento de pessoas, o coaching atua como motivador externo que ajudará no desenvolvimento interno de outras pessoas por meio da proposta de ações estratégicas a serem cumpridas em determinado prazo, de forma que sejam obtidos bons resultados.

O objetivo é despertar nos colaboradores sentimentos de força e confiança em seus potenciais para que eles possam lidar melhor com as adversidades, sempre focados na solução e no alcance de metas e objetivos.

Como funciona?
O processo de treinamento é composto por uma série de sessões e encontros para que o coach possa apoiar e conduzir os seus clientes, o que pode ser feito de modo formal, quando segue técnicas e métodos de maneira estruturada, ou informal, executado de forma mais livre, implementando as práticas no cotidiano das pessoas e empresas.

É possível contratar um coach de duas formas. Quando ele é externo, a empresa o contrata para fazer um treinamento e, finalizadas as seções, encerra-se o serviço. Outra forma é contratar um coach interno, também chamado de coach corporativo. Ele será um empregado da organização e cumprirá expediente, acompanhando e atuando nas demandas que forem necessitadas pela empresa.

Quais os benefícios?
As empresas devem sugerir aos colaboradores que eles se submetam ao coaching. A imposição não torna a prática proveitosa. O melhor é mostrar as vantagens e deixar que a pessoa procure a atividade por vontade própria.

Um dos maiores benefícios do coaching é a conquista da autonomia. A pessoa se torna capaz de aprender mais sobre sua personalidade e suas possibilidades de escolha. Dessa forma, é mais fácil para ela se adequar às metas e dificuldades da empresa.

Como escolher um bom coaching profissional?
Nos dias atuais há uma banalização do processo. Existem muitas pessoas recém-formadas na faculdade que começam a atuar como coach. Conhecer a técnica não é suficiente. É preciso ter experiência profissional e de vida para atuar na área. Procure aquele que tenha a melhor formação possível ou busque indicações de pessoas de confiança. Um bom profissional conseguirá resultados melhores e mais rápidos.

Você já passou por um coaching profissional? Pretende passar? Deixe o seu comentário e compartilhe conosco sua opinião sobre essa atividade que vem crescendo cada dia mais.