coaching-educacional-pais-professores

A educação mudou bastante nas últimas décadas e os pais nem sempre estão conseguindo dar aos seus filhos as condições ideais de estudo que gostariam. Os modelos e exemplos conhecidos por eles estão desatualizados e muitos se perguntam o que fazer para educar suas crianças sem sobrecarrega-los nem deixa-los soltos demais.

Foi pensando em ajudar essas pessoas que surgiu uma modalidade específica de coaching: o coaching educacional busca utilizar modernas ferramentas educacionais para preparar pais e também professores para a educação moderna e para as gerações atuais de estudantes.

Como funciona

O coaching educacional oferece ferramentas para o desenvolvimento pessoal e técnico, dessa forma tanto pais quanto professores podem se preparar para compreenderem melhor o mundo das crianças e adolescentes em assuntos como a comunicação, formas de se expressar, relacionamento interpessoal e intrapessoal, controle emocional e até mesmo gestão do tempo.

A técnica visa entender melhor os jovens modernos e o papel que ocupam na sociedade. Dessa forma é possível oferecer a eles ferramentas e conteúdos de acordo com suas necessidades e capacidades.

Guia

No passado tanto pais quanto professores se colocavam para os alunos como grandes portadores do conhecimento. Os jovens deveriam prestar o máximo de atenção para absorverem essas importantes informações.

Através do coaching educacional entendemos que a informação está hoje em todos os lugares. Graças à internet e a outras fontes como os livros ou a TV, os jovens não dependem mais dos professores ou pais para adquirirem informação, mas há um outro problema: há informação demais disponível.

Dessa forma o jovem fica em dúvida sobre qual conteúdo e de que forma consumir. O papel de pais e professores torna-se então o de guia. Eles devem mostrar o caminho, mas não precisam trilhá-lo junto. O jovem precisa ter a sua individualidade preservada.

Outro problema que os jovens modernos enfrentam é a quantidade de distração que o mundo atual oferece. Conectados praticamente durante todo o dia, eles têm dificuldades em filtrar o que é necessário do que é supérfluo, podendo assim aprender muita coisa, porém sem muita utilidade prática. O coaching educacional ajuda a guiar mais uma vez os estudantes para o caminho que trará melhores resultados a eles.

Relações interpessoais e intrapessoais

Outro fator que diferencia demais as novas gerações das antigas é a forma como lidam com o mundo. Se antes o universo de uma criança ou adolescente era o seu bairro, a sua escola ou a sua família, agora ele está em contato com milhares de pessoas através de redes sociais e uma situação desconfortável que se perdia num círculo menor pode atingir proporções gigantescas em pouco tempo.

O coaching educacional irá fornecer ferramentas para que pais e professores preparem esses jovens para esse mundo conectado, ensinando-lhes os cuidados que a exposição exige em relação à própria privacidade e como eles devem lidar com a autoestima em casos onde é impossível reverter um acidente.

Tecnologia

As inovações tecnológicas estão presentes na sociedade para facilitar as nossas vidas, mas os jovens costumam não saber bem qual é o limite entre o bom uso e o vício. Pais e professores também estão ainda presos aos próprios conceitos e encaram qualquer comportamento como incorreto quando é preciso que ambos os lados reestudem suas posições.

O coaching educacional também é uma ferramenta para que pais e professores consigam entender melhor a realidade atual e consigam se colocar no lugar desses jovens, diminuindo a distância entre os conceitos e facilitando a comunicação sem que se pareça que lições de moral estão sendo dadas o tempo, algo indesejado para os jovens.

O coaching pode fazer muito por nós nas mais diversas áreas, por isso, se você gostou deste post, conheça também um pouco sobre coaching emocional – http://aicoaching.com.br/blog/inteligencia-emocional/