O poder do relacionamento interpessoal nas empresa

Você se considera um bom trabalhador? Talvez você diga que sim, afinal chega no horário, cumpre as suas tarefas e nunca foi demitido por justa causa.

Mas então por que será que aquela promoção, aquele aumento de salário, aquela oportunidade parece aparecer sempre para outras pessoas, mesmo que elas nem sempre sejam tão bem qualificadas assim. Isso acontece porque você precisa trabalhar o seu relacionamento interpessoal.

Relacionamento interpessoal é muito diferente de fazer amizades no ambiente de trabalho como muitos imaginam. Também não tem nada a ver com a bajulação de superiores ou aceitar passivamente qualquer ordem que seja recebida para evitar conflitos.

Ao contrário é um conjunto de atitudes relacionadas à comunicação dentro da empresa que podem mudar a forma como colegas e superiores o enxergam e abrir portas antes não imaginadas.

A seguir vamos explicar o que você pode fazer para melhorar o seu relacionamento interpessoal e onde procurar ajuda caso você tenha dificuldade com a questão.

Comunicação não violenta

Pode até parecer exagero utilizar o termo comunicação não violenta, mas muitas vezes não percebemos como tratamos nossos colegas de trabalho. Uma resposta atravessada ou uma indiferença, até mesmo uma fofoca podem criar um clima de desconfiança dentro de uma empresa.

Por isso é preciso se expressar com atitude, mas mantendo um alto nível de profissionalismo e respeito em todas as comunicações, sejam em pessoa ou naquelas feitas por e-mail ou programas de mensagens instantâneas.

Entrevistas

Outra falha comum notada em relação ao relacionamento interpessoal acontece nas entrevistas de emprego. Muitas pessoas se conformam de forma completamente equivocada nessas ocasiões, se mostrando servientes em demasia ou utilizando discursos prontos e batidos que qualquer recrutador experiente consegue filtrar com facilidade. O resultado costuma ser a promessa de uma chamada telefônica que nunca chega.

Maior produtividade

Muitos não percebem, mas um ambiente tenso, dominado por disputas ou rivalidade é muito mais propício a gerar erros e queda na produtividade em geral. Falhas simples de comunicação estão entre os maiores responsáveis por falhas em empresas, um problema de solução aparentemente simples.

Alguns mais comodistas dirão que o exemplo deve vir de cima, que a gerência, o RH ou qualquer outro órgão de poder é que deve estabelecer regras claras de comunicação, mas a tirania não costuma ser o melhor remédio.

A imposição apenas deixa o ambiente ainda mais pesado, por isso é função das gerências organizar, mas também é necessário que cada funcionário se empenhe em aplicar formais mais eficientes de comunicação e relacionamento interpessoal dentro das empresas.

Prepare-se

Muitos não percebem a importância que os relacionamentos possuem em termos de convivência, produtividade e até qualidade de vida, já que passamos mais tempo no trabalho do que com nossas famílias e amigos.

Também não se podem confundir traços de personalidade com falhas de comunicação e, por isso, é necessário investir em autoconhecimento. Uma das melhores formas para se fazer isso é procurando por um serviço de coaching.

O coach é um profissional especializado em crescimento pessoal e saberá identificar dentre as características de cada pessoa aquelas que precisam ser trabalhadas para um crescimento profissional. Isso não quer dizer que precisemos alterar a forma como nos mostramos ao mundo, mas que devemos suavizar, flexibilizar, quando estivermos em situações que envolvam o relacionamento interpessoal seja no trabalho, numa entrevista de emprego ou até mesmo em nossa vida pessoal.

Quando passamos a nos comunicar de forma mais clara e não violenta, o mundo devolve com cortesia, o que diminui o nosso stress e nos faz mais produtivos e felizes.

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