De forma mais ampla, a criatividade pode ser definida como o processo de produzir algo que é original e, ao mesmo tempo, interessante. E, ao contrário do que muitos pensam, não é uma habilidade restrita a artistas, músicos ou escritores!

A criatividade pode ser útil para pessoas em diversas etapas da vida, que buscam encontrar novas formas de resolver problemas e abordar situações. Se você sempre quis saber como exercitar a criatividade, estas dicas podem te ajudar. Confira!

Aprenda a relaxar
Ao relaxar, você rejuvenesce a sua mente e a criatividade flui naturalmente. Há muitas maneiras para relaxar e descontrair, liberando seus pensamentos para a criatividade. Atividades simples como caminhar na praia, praticar seu esporte favorito, ou fazer qualquer coisa que seja prazerosa são tiro e queda no processo de criação!

Pratique a meditação
Durante a meditação, somos capazes de silenciar todos os pensamentos agitados que estão constantemente atordoando as nossas mentes. Seguindo diferentes técnicas de meditação, você alcança a calma interior e, ao mesmo tempo, abre sua mente para pensamentos mais criativos e ideias melhores. Justamente por isso, ela é considerada uma chave para o sucesso.

Escreva tudo
Escrever todas as suas ideias assim que elas surgem na sua cabeça é um excelente hábito a se cultivar. Ao escrevê-las, você limpa sua mente, dando espaço para outros pensamentos, sem nunca se preocupar em esquecer algum detalhe. Essa é uma excelente maneira de exercitar a criatividade!

Faça listas
Criar listas interessantes sobre os assuntos com os quais você mais se importa pode ajudar a expandir o processo do pensamento criativo. Uma excelente maneira de fazer listas criativas é a clássica: com papel e caneta. Mas existem muitas plataformas na internet nas quais você pode criar e compartilhar listas, adicioná-las ao processo criativo, e ainda ler as listas que outras pessoas também estão criando.

Pare de se criticar
Não seja tão duro ao se criticar! O fato de saber que você está fazendo as coisas da melhor maneira possível pode remover barreiras que costumam emperrar as suas ideias criativas. Aprenda a aceitar-se do jeito que é. Ao reconhecer esse fato, suas crenças e limitações não vão bloquear a sua criatividade — e podem até potencializá-la!

Encontre tempo para a leitura
Nada melhor para relaxar e estimular a mente do que o hábito da leitura. Ela abre a nossa mente para novas maneiras de pensar, e, consequentemente, aumenta a criatividade.

Contudo, se esse não é o seu hobby favorito, não se force. Comece devagar, lendo apenas 30 minutos por dia, preferencialmente um livro sobre seu tema favorito ou algum que desperte seu interesse. Aos poucos, vá aumentando esse tempo e dedicando um determinado período do dia à leitura. Quando você notar, já terá lido um ou dois livros por mês, com pouco esforço!

Não importa se você quer escrever um romance, compor uma música, ou até mesmo abrir um negócio inovador. Por mais que sejamos criativos, nem sempre o processo de criação é tão simples. Ainda assim, é sempre possível adquirir algumas atitudes pequenas no dia a dia que podem gerar grandes mudanças nesse cenário.

Agora que você já sabe como exercitar a criatividade, coloque as nossas dicas em prática e dê um upgrade nos seus projetos pessoais!

Gostou deste artigo? Então não deixe de assinar nossa newsletter para ficar por dentro de outros conteúdos como este!